quinta-feira, 24 de abril de 2014

INJUSTIÇA SOCIAL




Enquanto você compra alimentos extravagantes para a sua ceia de Natal,
Eu estou aqui, catando o resto de frutas e verduras que a Ceasa joga no campo.
Enquanto você dá presentes caros e encantadores a seus filhos, 

Aqui estou eu, consertando a roda de um carrinho e fazendo uma perna para uma boneca que achei jogada na rua. 
Enquanto você toma os mais variados tipos de vinhos italianos, 
Eu tomo limonada que tirei do pomar de sua “humilde” casa.
Enquanto você sorri com sua família pelas conquistas desse ano, 
Eu estou aqui, pensando que mais um ano se passou e não consegui realizar nem 10% dos meus sonhos.
Enquanto você festeja o Ano Novo e comenta que terá uma filial no inicio do ano com 80% do lucro pra você, 
Eu estou aqui me perguntando, como sustentarei os meus filhos nesse ano que se inicia? 
Dobro meus joelhos e agradeço a Deus pelo ano que se passou e peco a Ele para continuar me dando saúde, para que eu possa correr atrás da vida e colocar alimento na boca dos meus pimpolhos.
Enquanto você prepara suas malas para poder viajar, 
Eu preparo minhas tralhas para morar em outro viaduto, pois deste eu fui expulso.
Enquanto você esta em Paris, Portugal, Espanha, viajando por toda a Europa, 
Eu estou aqui, viajando de cidade em cidade colhendo café e cortando cana.
Enquanto você compra carros importados e caros, 
Eu estou aqui, andando quilômetros e quilômetros para poder trabalhar, pois não me sobra dinheiro para pegar um ônibus.
Enquanto você mora em uma luxuosa mansão sem igual, 
Eu estou aqui, agradecendo a Deus pelo barraco que eu consegui alugar e por não precisar mais morar embaixo de viadutos.
Enquanto você anda na moda, usando tecidos de seda, 
Eu estou aqui, tentando encontrar uma roupa que me sirva, na campanha do agasalho realizado pela prefeitura.
Enquanto você dorme em sua cama quente, com cobertor de lã de carneiro, 
Eu estou aqui agarrando meus filhos para juntos nos aquecermos do vento que entra pelas frestas do meu barraco.
Enquanto você está na frente do computador olhando a bolsa de valores e analisando suas ações, 
Eu estou aqui trabalhando em sua empresa, te fazendo enriquecer e sendo humilhado por seu mísero salário mensal.
Enquanto o teu filho enfermo está sendo tratado no melhor hospital particular do país e você sorri feliz por saber que com os recursos que tem poderá salvá-lo, 
Eu estou aqui, chorando de tristeza, pois meu filho morreu desnutrido, como indigente em um hospital estadual e é enterrado em um buraco distante, sem se quer ter tido a oportunidade de desfrutar, um pouquinho das belezas da vida.
Enquanto você está lendo essa mensagem, 
Eu estou aqui, de braços abertos esperando a sua ajuda...

(Taty Teles -Florianópolis –SC – dezembro 2008)

Um comentário: