segunda-feira, 14 de abril de 2014


AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL DIANTE DAS PERSPECTIVAS ATUAIS DA ESCOLA


RESUMO

Neste pequeno artigo retratar-se-á a importância do orientador educacional na escola e na sociedade como um todo. Seu trabalho é indispensável, buscando sempre mediar as relações e conflitos da escola com a sociedade, bem como dos planos e projetos democráticos da mesma. Além disso, atua muitas vezes como cientista social, auxiliando nas relações capitalistas e sociais que corrompem as famílias.
Palavras-chave: Democratização; Escola; Orientador Educacional; Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

Vive-se em uma era de mudanças, a tecnologia está em evolução, a violência aumentando, na mesma proporção os problemas sociais e a educação melhorando aos poucos.
A escola, instituição de ensino, instrução, focada no ser humano, aprendeu a valorizar sua cultura, diversidade, direitos, aprendeu a tratar o homem como um ser que pensa e age, até certo ponto, é claro.
Para isso, surgiram dentro das escolas, um cargo a mais. Agora o educar, orientar, amar, resolver problemas sociais não ficou mais a cargo apenas de professores e gestores, dividem hoje esta responsabilidade com duas novas funções que surgiram para revolucionar a escola, são elas: supervisor escolar e orientador educacional.
Para muitos seu trabalho é apenas orientar, mas mostrar-se-á que vai além, é uma mão amiga para o professor que agora não resolve mais sozinho os conflitos psíquicos, sociais e existenciais que ocorrem dentro da sala de aula.
Neste pequeno artigo compreender-se-á quem é o orientador educacional, sua importância perante a escola e como ele pode contribuir para melhora-la, educação onde está inserido.

2 ORIENTADOR EDUCACIONAL


A cada dia que passa percebe-se com mais clareza a importância da educação na vida do homem.
Educar não é apenas ensinar alguém a ler e escrever, mas sim criar um cidadão crítico, capaz de sobreviver dentro da sociedade que tenta a todos corromper.
Segundo Luck (1992, pg. 67),


“[...] cabe à educação, estimular e promover a formação da consciência, ou seja, estabelecimento de identidade pessoal do homem e compreensão de seu relacionamento com o mundo. Este processo não pode ser considerado acabado e sim entendido como dinâmico e um constante “dever ser”. Deve despojar-se de preconceitos e subjetividade.”

Para que assim seja, a escola de hoje conta com um profissional competente, que trabalha não apenas com o ensino aprendizagem, mas como mediador dos problemas existentes entre pais X alunos X comunidade X governo, um orientador educacional.
São muitas as suas atribuições deste profissional, mas destaca-se as mais importantes:
  • Mediador das relações entre escola e comunidade
  • Auxilia o corpo técnico e pedagógico da escola.
  • Trabalha com questões inter-pessoais, ou seja, busca solucionar os problemas existenciais da escola.
  • É um agente de mudança, busca uma escola justa, igualitária e democrática.
  • Dentro das perspectivas atuais da escola, o objetivo do orientador educacional é:
  • Orientar o educando em seus estudos.
  • Ensinar o educando a estudar
  • Ajudar o estudante nos aspectos intelectual e emocional
  • Formar um cidadão mais justo, ideológico, fraterno e consciente.
  • Prestar assistência nas relações entre professor e aluno
  • Sensibilizar professores, diretores para que vezes sempre o desenvolvimento do educando.

  • Ajudar a criança a entender os paradigmas da vida, tais como a morte, amor, ódio, violência, a vida, relação entre os sexos.
Sobre esta última questão, Lewis (1993, pg. 112),


[…] Algo acontece nitidamente no desenvolvimento da criança, [...] sugere que tanto alguns aspectos quantitativos como qualitativos se consolidaram.[...] A criança não só aprendem novas habilidades motoras – por exemplo, andar de bicicleta – como, em algum momento, talvez em torno dos nove anos, exerce-as muito à vontade: habilidade “estalou”, tornou-se automática e estabelecida, uma ação não deliberada sem exigir qualquer espaço ou concentração.[...] a criança torna-se mais capaz de pensar abstratamente. [...] nasce a capacidade para o pensamento, fala, memória, é neste estagio que vários conceitos de inevitabilidade se tornam estabelecidos. As manifestações comportamentais ocorridas durante o período da latência são alterações psicossexuais e psicossociais, são modificadas por fatores culturais.”


O orientador educacional possui estas atribuições que auxiliam e muito no bom andamento da escola. Uma ajuda importante que a escola necessitava, agora junto com todos s pais, professores, alunos e gestores poderão buscar uma escola mais justa e democrática.


3 ASPECTOS LEGAIS

A 1ª Lei brasileira a falar sobre a Orientação Educacional foi a Lei 4244 de 1942. Seu cargo era de encaminhar os alunos para escolher uma boa profissão ajudando-os em seus problemas,
A última Lei e mais importante que fala sobre isso, é o Decreto No 72.826 de 26 de setembro de 1973.
Analisar-se alguns de seus artigos:

Art. 1º - Constitui o objeto da Orientação Educacional a assistência ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito do ensino de 1º e 2º graus, visando o desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação e preparando-o para o exercício das opções básicas.
Art. 2º - O exercício da profissão de Orientador Educacional é privativo:
I – Dos licenciados em Pedagogia, habilitados em Orientação Educacional, possuidores de diplomas expedidos por estabelecimentos de ensino superior oficiais ou reconhecidos.
II – Dos portadores de diplomas ou certificados de Orientador Educacional obtidos em cursos de pós-graduação, ministrados por estabelecimentos oficiais ou reconhecidos, devidamente credenciados pelo Conselho Federal de Educação.
III – Dos diplomados em Orientação Educacional por escolas estrangeiras, cujos títulos sejam revalidados na forma da lei em vigor.
É importante saber que para ser orientador é necessário ter diploma, no entanto, em nossa sociedade atual o que importa é a politicagem e não o diploma e a competência.
O artigo 8º e 9ª falam das atribuições do orientador educacional que são:
a) Planejar e coordenar a implantação e funcionamento do Serviço de Orientação Educacional em nível de: - Escola - Comunidade
b) Planejar e coordenar a implantação do Serviço de Orientação Educacional dos órgãos do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal e Autárquico; das Sociedades de Economia Mista, Empresas Estatais, Paraestatais e Privadas.
c) Coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-o ao processo educativo global.
d) Coordenar o processo de sondagem de interesses, aptidões e habilidades do educando.
e) Coordenar o processo de informação profissional e educacional com vistas à orientação vocacional.
f) Sistematizar o processo de intercâmbio das informações necessárias ao conhecimento global do educando.
g) Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos, encaminhando a outros especialistas aqueles que exigirem assistência especial.
h) Coordenar o acompanhamento pós-escolar.
i) Ministrar disciplinas de Teoria e Prática da Orientação Educacional, satisfeitas as exigências da legislação específica de ensino.
j) Supervisionar estágios na área da Orientação Educacional.
k) Emitir pareceres sobre matéria concernente à Orientação Educacional.
Art. 9º - Competem, ainda, ao Orientador Educacional as seguintes atribuições:
a) Participar no processo de identificação das características básicas da comunidade.
b) Participar no processo de caracterização da clientela escolar;
c) Participar no processo de elaboração do currículo pleno da escola;
d) Participar na composição, caracterização e acompanhamento de turmas e grupos;
e) Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos;
f) Participar do processo de encaminhamento e acompanhamento dos alunos estagiários;
g) Participar no processo de integração escola –família -comunidade;
h) Realizar estudos e pesquisas na área da Orientação Educacional.
A LDB, lei mais importante no que se refere a educação no Brasil, manteve conforme especificado no decreto acima.


3 CONCLUSÃO

O ato de educar é algo maravilhoso.
Ajudar a criança a descobrir o caminho correto com dignidade, ideologia, capacidade, habilidade são competências do professor que agora tem o auxilio do Orientador Educacional.
Foi gratificante e muito instrutivo analisar e conhecer um pouco mais sobre o orientador quer levarei para o meu dia a dia, pois quando deixar de seu gestora, me aprofundarei mais nesta questão e com certeza gostarei de exercer esta função, pois meu objetivo maior sempre foi lutar em prol dos oprimidos através da educação e esta é uma boa forma de lutar por aquilo que acredito.


4 REFERÊNCIAS

DECRETO nº 72.846 de 26 de setembro de 1973.
LEI de Diretrizes e Bases da Educação. Lei 9394/96.
LEWIS, Melvin, WOLKMAN, Fred. Aspectos clínicos do desenvolvimento na infância e adolescência. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
LÜCK, Heloisa. Planejamento em orientação educacional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

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