terça-feira, 23 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO JESUÍTICA


RESUMO

A educação brasileira sempre passou por diversas mudanças e evoluções. Os principais responsáveis pela educação de nosso país foram os Jesuítas que vieram para cá, pouco tempo após nossa colonização para alfabetizar os filhos dos poderosos e dos índios, na verdade fazer com que esses viessem a seguir suas doutrinas religiosas. Mas o tempo passou e hoje temos uma educação diferente, porém os traços jesuíticos estão presentes em nosso cotidiano e em nossa história.
Palavras-chave: Educacao; Colonizdores; Jesuitas.

1 INTRODUÇÃO

A educação brasileira sempre passou por diversos períodos e está em constante mudança, evoluindo aos poucos.
É interessante voltarmos ao passado e relembrarmos um pouco da nossa história educacional.
A história da educação do Brasil foi e ainda o é um processo de transmissão de conhecimentos. Inicia no período colonial, aonde vieram para nosso país os jesuítas da religião que conhecemos como catolicismo, comandados pelo padre Manoel de Nóbrega. Chegaram ao Brasil em março de 1549 e em apenas 15 dias depois já edificaram a sua primeira escola na cidade de Salvador – BA.
Tomaram um poder muito grande, alfabetizando os filhos dos poderosos da época e buscando trazer para a sua fé os índios colonizados, porem perceberam que só conseguiriam evangelizar se alfabetizassem, ou seja, ensinassem os índios a ler e a escrever.
Daí para frente, alfabetizaram os colonizadores, filhos dos poderosos e chefes de estado.
Dentro de nosso pequeno artigo, buscaremos conhecer a educação jesuítica, sua importância e influência até aos dias de hoje.


2 EDUCAÇÃO JESUÍTICA

Como já falamos anteriormente, os jesuítas foram os primeiros a trazerem a sua educação para o Brasil. A chamada Companhia de Jesus que obteve um papel muito importante em nossa historia. Seu real objetivo era trazer aos colonizados as suas doutrinas católicas, porem perceberam que apenas após eles aprenderem a ler e escrever é que poderiam compreender a sua fé. Sem querer acabaram sempre os primeiros educadores brasileiros e até hoje podemos ver em nossa cultura e nas nossas escolar a influencia da educação jesuítica.

O ensino jesuítico, por outro lado, conservando à margem, sem aprofundar a sua atividade e sem preocupação outras senão as do recrutamento de fiéis ou de servidores, tornava-se possível porque não perturbava a estrutura vigente, subordinava-se aos imperativos do meio social, marchava paralelo a ele. Sua marginalidade era a essência de que vivia e se alimentava.

Seus principais objetivos eram:

v Levar o catolicismo para a America recem descoberta.
v Catequizar os colonizados, índios e filhos dos poderosos, trazendo a eles sua língua portuguesa, costumes europeus e da sua religião.
v Difundir a sua religiao, evitando assim que o protestantismo estende-se mais que a religiao catolica.
v Construir escolas que pregassem o seu evangelho por todo o mundo.
Conseguiram cumprir com boa parte de seus objetivos. Hoje há uma grande populacao de catolicos em nosso país, falamos a lingua portuguesa e estamos alfabetizados.
São muitos os colégios católicos espalhados por nosso país, que ainda seguem uma doutrina jesuítica, porem dentro das normas da LDB e evolução educacional que surgiu no Brasil.
Seu papel em nossa educação foi muito importante, vinham com o propósito de mudar, reformar, transformar a vida dos colonizadores.
Sua educação estendeu-se rapidamente pelo país e em poucos anos já haviam cinco escolas elementares jesuíticas. Seguiam o método Ratio Studiorium, onde não apenas pregavam sua fé, mas ensinavam as letras, Filosofia, em curso normal, Teologia e Ciências Sagradas, para nível superior, e quem estudasse apenas letras levaria consigo conhecimentos de gramática Latina, Humanidade, retórica e no curso extensivo de Filosofia estudavam lógica, metafísica católica, moral, ética, matemática e ciências naturais.
SCHMITZ, (1994, p.14), diz que:

É evidente que a formação principal será a da Teologia e da Filosofia, pois estas ciências serão úteis para o seu futuro apostolado. Mas não se descuida a formação sólida em Letras, pois é por meio da Cultura ampla e profunda nas ciências humanas que o jesuíta terá melhores condições de exercer o seu ministério.

Incentivavam os filhos da nobreza a estudar na Europa, pois seu interesse era pregar o evangelho aos pobres, convertendo-os ao seu evangelho e aos seus valores, mostrando-lhes também boas maneiras.
Com o passar dos tempos os colonos queriam usar os índios como escravos, porém os jesuítas não queriam que o fizessem, sendo assim criaram as missões, ou seja, retiros onde os índios passariam pelo processo de catequização, tendo aulas de como cuidar da terra, com trabalhos agrícolas, trazendo aos jesuítas outros benefícios de renda. Porém os colonos muitas vezes conseguiam pegar uma tribo inteira como escravos.
Os jesuítas nos influenciam até os dias de hoje.
Ao entrar em uma escola católica, percebemos que a influência de sua religião está muito presente, também ensinam bons costumes e normas que devem ser seguidas dentro de uma sociedade, algo que as escolas de ensino normal não o fazem.
Nosso educadores jesuítas foram os mentores de nossa educação durante aproximadamente duzentos anos, desde 1549 até a1759, quando foram expulsos de nosso país pelas colônias portuguesas, pelo Maquês de Pombal, o primeiro ministro de Portugal, figura marcante em nossa história. Porem os jesuítas já haviam realizado um belo trabalho, tinham fundado 17 colégios e seminários, 36 missões e 25 residências, sem falar nos inúmeros seminários que atendiam a menores e as escolas que ensinavam as primeiras letras instaladas nas cidades onde estava presente a Companhia de Jesus.
A educação brasileira deve muito a nossos irmãos jesuítas, por terem implantado em nosso país uma educação modelo, que precisou e ainda precisa de reajustes, porém sua importância não deixa de ser significativa por isso.

3 CONCLUSÃO

É muito conhecermos um pouco mais sobre a nossa educação, nosso passado, nossa cultura.
Estudar nos leva a fazer novas descobertas, a conhecer o desconhecido e compreender os fatos que rondam a nossa existência.
Conhecer um pouco mais da educação jesuítica me levou há compreender um pouco mais sobre a nossa educação atual, pois apesar de tanto tempo sofreu uma influencia muito grande e em partes precisa ser mudada, porém a revolução vem com o passar dos tempos, mas sei que depende também de mim como educadora, mudar nossa realidade.

4 REFERÊNCIAS

SCHMITZ, Egídio. Os Jesuítas e a Educação: a filosofia educacional da Cia. de Jesus. São Leopoldo: Unissinos, 1994.
SODRÉ, Nelson Werneck. Síntese de história da Educação Brasileira. 17 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

8 comentários:

  1. Fico feliz em poder contribuir co meus escritos! Em breve estarei postando outros artigos e resumos!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em poder contribuir co meus escritos! Em breve estarei postando outros artigos e resumos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, me ajudou a maneira como resumiu tudo!

    ResponderExcluir
  4. parabéns maravilha de resumo gostei muito

    ResponderExcluir
  5. Sou Cristina Sousa , seu resumo, abriu minha mente , que estava sem rumo concreto ,dentro do assunto polêmico pra nossos conhecimentos atuais, com experiência histórica do passado. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Gostei, posts algo sobre Antropologia, evolução sociocultural do homem.

    ResponderExcluir