quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

PROVA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 9,0

Prova 25527

1. UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NÃO SE RESUME A LEVANTAR DADOS E QUANTIFICÁ-LOS, MAS É FUNDAMENTAL QUE PROPORCIONE:


  • possibilidades de transformação.
  • controle burocrático.
  • conflitos com a autonomia das universidades.
  • engessamento de ações.

2. ATUALMENTE, A PROPOSTA AVALIATIVA QUE SUBSTITUI O ENC (EXAME NACIONAL DE CURSOS) É:


  • PARU - Programa de Avaliação da Reforma Universitária.
  • ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante.
  • PAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras.
  • ANDES - Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior.

3. AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS DEVEM ESTAR COMPROMETIDAS COM:


  • a avaliação classificatória dos alunos.
  • a produção do conhecimento.
  • a aprovação indistinta de seus alunos.
  • o desenvolvimento da zona rural.

4. OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM:


  • os padrões de seleção e aplicação de testes.
  • a aprendizagem de todos e com as inovações institucionais.
  • os processos de globalização e modernização da educação.
  • as necessidades do Estado regulador.

5. UM PROJETO PEDAGÓGICO SOZINHO NÃO CONSEGUE PROMOVER AS INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR,assim é necessário que conte com um processo que favoreça a reflexão e a ação. A esse processo denominamos:


  • Avaliação Institucional.
  • Gestão Corporativa.
  • Plano de Desenvolvimento Institucional.
  • Empreendedorismo na Educação Superior.

6. A AVALIAÇÃO DEVE SER RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, VOLTADO PARA A PROMOÇÃO DA:


  • extensão universitária.
  • pesquisa acadêmica.
  • diversidade cultural.
  • qualidade social.

7. O CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PREENCHIDO PELAS PRÓPRIAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.



  • As informações devem ser enviadas via on-line:

  • ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
  • ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).
  • ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

8. OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ALÉM DE SUBSIDIAREM AS AÇÕES INTERNAS E A (RE)FORMULAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE CADA INSTITUIÇÃO,



  • também são responsáveis por:

  • induzir e subsidiar os processos de planejamento estratégico com vistas ao mercado.
  • promover processos desarticulados dos interesses sociais e das políticas públicas.
  • reorientar as ações de investimentos de capital estrangeiro.
  • subsidiar a implantação de políticas educacionais e de ações de regulação.

9. NO PROCESSO DE META-AVALIAÇÃO,



  • as principais categorias norteadores na condução das análises dos indicadores, apontadas pelo Comitê Misto sobre Diretrizes para a Avaliação Educacional, devem ser:

  • legalidade, viabilidade, qualidade e precisão.
  • utilidade, validade, ética e precisão.
  • validade, preço, quantidade e qualidade.
  • governança, viabilidade, ética e qualidade.

10. UM RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM SEU FECHAMENTO DEVE CONTEMPLAR, FRENTE ÀS POTENCIALIDADES/FRAGILIDADES, UM PLANO DE:


  • metas e ações.
  • apoio aos alunos.
  • contratação de pessoal.
  • ampliação econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário