terça-feira, 20 de dezembro de 2016

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR!

 1.Antonio Carlos Gil estabelece três momentos para o planejamento. Sabendo disso, assinale a alternativa que "não representa" um desses momentos.




  • Momento da execução. (CORRETA)
  • Momento da preparação.
  • Momento do acompanhamento.
  • Momento do aprimoramento.

2. Segundo José Libâneo, as tarefas de elaboração pessoal são




  • exercícios nos quais os alunos produzem respostas surgidas do seu próprio pensamento. (CORRETA)
  • basicamente a coleta de dados e observações sobre o tema a ser desenvolvido no trabalho do aluno.
  • exercícios de aprofundamento e aplicação dos temas já tratados, estudo dirigido, solução de problemas, pesquisa com base num tema novo.
  • aquelas em que os alunos escrevem o que pensam sobre o assunto que será tratado, fazem uma redação sobre o tema.

3. Assinale a alternativa correta.




  • A ideia da educação para todos foi implantada já na Grécia Antiga.
  • A educação era uma atividade de inclusão na Grécia Antiga.
  • Na Grécia Antiga, a educação era privilégio dos homens livres. (CORRETA)
  • A principal característica da educação na Grécia Antiga era a universalidade.

4. É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário,





  • a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.



  • Planejamento escolar.
  • Planejamento educacional.
  • Planejamento curricular.
  • Planejamento didático. (CORRETA)

5. É O ESPAÇO PRIVILEGIADO, UM LOCUS POR ONDE TRANSITAM DIFERENTES CONCEPÇÕES E HISTÓRIAS DE ENSINAR E APRENDER,





  • constituindo um território demarcado pelos conflitos, encontros e possibilidades de construir ou destruir a capacidade humana. Trata-se de:



  • gestão pedagógica da sala de aula.
  • sala de aula universitária. (CORRETA)
  • inovação na educação.
  • relação professor–aluno.

6. A história da Didática está ligada ao aparecimento do ensino no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências.





  • Assim, o conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas da educação. Seguindo os princípios da tendência progressista, a Didática pode ser identificada como



  • estudo dos princípios, das normas e das técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno.
  • disciplina pedagógica que estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais.
  • mediação entre o fazer pedagógico e o contexto sociopolítico e cultural. (CORRETA)
  • campo de pesquisa com vistas a estudar o processo de ensino e de aprendizagem.

7. Documento, sempre provisório,





  • que afirma publicamente aquilo em que acredita uma determinada comunidade acadêmica educativa e que busca fundamentar uma prática pedagógica concreta, elaborado num processo participativo de construção de significados, no esforço de definir e configurar uma nova identidade à instituição.



  • Projeto Político Pedagógico. (CORRETA)
  • Gestão de Educação Superior.
  • Políticas Públicas.
  • Reforma Curricular.

8. Assinale a alternativa correta.




  • No período imperial, o bacharel era a marca do poder político, pois representava uma figura central no aparato do Estado, sendo um intermediário entre os interesses públicos e os interesses privados. (CORRETA)
  • Os bacharéis que se dirigiram para o serviço público foram escolhidos tanto entre a elite como entre pessoas das classes populares.
  • Para a formação de burocratas para o serviço público, abriram-se escolas de direito que acolheram pessoas das classes populares.
  • A proximidade com o porto de Santos, Minas e o Sul do Brasil foram fatores preponderantes para a escolha do Recife para sediar uma escola de Direito, à época do Império.

9. Assinale a alternativa correta.




  • Com o plano de disciplina o professor estabelece as atividades e serem desenvolvidas no período letivo. (CORRETA)
  • Não é necessário, no plano de disciplina, distinguir entre objetivos gerais e objetivos específicos.
  • O plano de disciplina é um documento oficial de responsabilidade do diretor da instituição de ensino.
  • O plano de disciplina é redigido ao final do período letivo, verificando que objetivos foram alcançados.

10. Sobre a técnica das simulações, é correto afirmar que




  • é afastada da vida em sociedade, ligando-se apenas à vida.
  • por meio dela os alunos assumem papéis existentes na sociedade e comportam-se de acordo com eles. (CORRETA)
  • é absolutamente à vida em sociedade e a vida prática, sendo apenas uma simulação.
  • no processo de incidente a turma é dividida em dois grandes grupos e cada um deles apresenta um determinado caso para que o outro analise e busque uma solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário