segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

PROVA PROJETOS INTERDISCIPLINARES

1. Possuem objetivos pedagógicos limitados e incluem manuseio de equipamentos e materiais especializados como os brinquedos educativos. Brincadeiras manipulativas podem proporcionar experiências práticas para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e experiências sensório-motoras:

  • brincadeiras com blocos.

  • brincadeiras motoras.

  • brincadeiras tradicionais infantis.

  • brincadeiras manipulativas. (CORRETA)

2. A etapa do projeto em que as crianças perguntam, questionam, partilham os saberes que já possuem sobre o assunto a investigar, refere-se à

  • fase 1 de introdução do projeto. (CORRETA)

  • fase 3 de consolidação do projeto.

  • fase de investigação do projeto.

  •  fase 2 de desenvolvimento das atividades de pesquisa do projeto.

3. Qual teórico tinha convicção de que nos primeiros anos da vida do homem residia a chave para o sucesso ou para o fracasso de seu desenvolvimento pleno;que comparava a criança a uma semente que, se bem adubada e exposta a condições favoráveis do meio ambiente, desabrochava numa árvore completa, madura, capaz de dar frutos saudáveis que perpetuarão sua espécie?

  •  Gullian Dalhberg.

  •  John Dewey.

  •  John Locke.

  • Frederick Froebel. (CORRETA)

4. O que são projetos institucionais interdisciplinares?

  • São a expressão de um planejamento coletivo para o desdobramento dos objetivos da proposta pedagógica, ou seja, são formas de colocar em prática as intenções expressas na proposta pedagógica. (CORRETA)

  • São a parte normativa do conjunto de saberes que precisamos adquirir e manter se quisermos desenvolver uma boa educação, é mais ou menos consensual entre os autores que discutem a temática da educação.

  • São aqueles que devem guiar, sob argumentos teóricos, as formas como a escola e os seus sujeitos se relacionam e o que pensam sobre a criança e sua infância, a família, o ensinar e o aprender: seus objetivos e práticas.

  • Se concentram no estudo aprofundado de tópicos de interesse da criança.

5. Sua construção é coletiva e envolve adultos e crianças, com suas expressões desenhadas e escritas narrando essas experiências:

  •  álbum de fotografias.

  •  coleção de espécimes coletados nas visitas de estudos.

  • cadernos de atividades.

  •  livro da vida. (CORRETA)

6. Requer uma ação crítica que conviva com as incertezas, contradições e ambiguidades, que reflita a realidade de tal modo que contribua para a formação de cidadãos capazes de conviverem e modificarem seu entorno social, cultural e natural.(pular_linha)É a superação da linearidade e a fragmentação do ensino. A afirmativa acima refere-se à(às)

  •  metodologias ativas para o ensino-aprendizagem.

  •  integração de atividades de aprendizagem.

  •  globalização dos conteúdos

  • interdisciplinaridade. (CORRETA)

7. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?

  • Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.

  •  Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.

  • Concepção romântica de criança e de infância.

  •  Concepção científica de criança e de infância. (CORRETA)

8. Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?

  • Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade. (CORRETA) 

  •  

  • Porque os professores realizam registro audiovisual das etapas do projeto, incluindo todas as etapas do processo, não apenas o produto final. Coleta-se essas produções; os professores selecionam junto com as crianças os materiais a serem documentados em portfólios que irão mostrar o desenvolvimento do projeto. A documentação sistemática permite que cada professor se torne um produtor de pesquisa, alguém que gera novas ideias sobre currículo e aprendizagem. 

  • Porque o professor capta ideias e interesses dos alunos para serem usados nos projetos interdisciplinares ? usando técnicas de observação e registro o professor interpreta as manifestações das crianças. Quanto mais e melhor os professores conhecerem seus alunos mais facilmente poderão captar seus interesses, fontes de temas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

  • Porque os professores comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc. Motivam desse modo a proximidade da relação entre pais e filhos e entre escola e família e dessas instâncias com sua comunidade e sua realidade social.

9. O que significa avaliar os grupos de crianças envolvidos no projeto?

  • Trata-se da dimensão emancipatória da prática de projetos interdisciplinares e da prática de processos avaliativos inerente aos projetos, dotando os grupos de crianças de capacidade crítico-criativa e de auto-organização pelo exercício da participação em todos os níveis. Os grupos opinam em assembleia sobre seu próprio desempenho nos aspectos que envolvem a realização do projeto.

  •  Os professores são chamados a participar ativamente de um processo de reflexão sobre as próprias práticas, sobre os próprios métodos utilizados na análise, sobre os procedimentos e sobre os dados que adquirem significado apenas dentro de um processo de negociação que deve validar o instrumento usado na observação.

  •  Envolve a observação do dia a dia educativo que ainda pode incluir observadores externos munidos de instrumentos de pesquisa com base em determinadas categorias ou modalidades previamente levantadas, que registram a sucessão dos eventos sociais vivenciados pela turma na realização do projeto.

  • Análise e conscientização do seu próprio trabalho docente no dia a dia educativo que envolve situações ligadas aos projetos interdisciplinares os professores são convidados a interpretar os dados da avaliação e construir coletivamente textos que expressem essa interpretação.

10. O que é portfólio?

  • É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.

  •  É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.

  •  É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.

  • É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário