quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

PROVA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 9,0

Prova 25527

1. UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NÃO SE RESUME A LEVANTAR DADOS E QUANTIFICÁ-LOS, MAS É FUNDAMENTAL QUE PROPORCIONE:


  • possibilidades de transformação.
  • controle burocrático.
  • conflitos com a autonomia das universidades.
  • engessamento de ações.

2. ATUALMENTE, A PROPOSTA AVALIATIVA QUE SUBSTITUI O ENC (EXAME NACIONAL DE CURSOS) É:


  • PARU - Programa de Avaliação da Reforma Universitária.
  • ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante.
  • PAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras.
  • ANDES - Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior.

3. AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS DEVEM ESTAR COMPROMETIDAS COM:


  • a avaliação classificatória dos alunos.
  • a produção do conhecimento.
  • a aprovação indistinta de seus alunos.
  • o desenvolvimento da zona rural.

4. OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM:


  • os padrões de seleção e aplicação de testes.
  • a aprendizagem de todos e com as inovações institucionais.
  • os processos de globalização e modernização da educação.
  • as necessidades do Estado regulador.

5. UM PROJETO PEDAGÓGICO SOZINHO NÃO CONSEGUE PROMOVER AS INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR,assim é necessário que conte com um processo que favoreça a reflexão e a ação. A esse processo denominamos:


  • Avaliação Institucional.
  • Gestão Corporativa.
  • Plano de Desenvolvimento Institucional.
  • Empreendedorismo na Educação Superior.

6. A AVALIAÇÃO DEVE SER RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, VOLTADO PARA A PROMOÇÃO DA:


  • extensão universitária.
  • pesquisa acadêmica.
  • diversidade cultural.
  • qualidade social.

7. O CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PREENCHIDO PELAS PRÓPRIAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.



  • As informações devem ser enviadas via on-line:

  • ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
  • ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).
  • ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

8. OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ALÉM DE SUBSIDIAREM AS AÇÕES INTERNAS E A (RE)FORMULAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE CADA INSTITUIÇÃO,



  • também são responsáveis por:

  • induzir e subsidiar os processos de planejamento estratégico com vistas ao mercado.
  • promover processos desarticulados dos interesses sociais e das políticas públicas.
  • reorientar as ações de investimentos de capital estrangeiro.
  • subsidiar a implantação de políticas educacionais e de ações de regulação.

9. NO PROCESSO DE META-AVALIAÇÃO,



  • as principais categorias norteadores na condução das análises dos indicadores, apontadas pelo Comitê Misto sobre Diretrizes para a Avaliação Educacional, devem ser:

  • legalidade, viabilidade, qualidade e precisão.
  • utilidade, validade, ética e precisão.
  • validade, preço, quantidade e qualidade.
  • governança, viabilidade, ética e qualidade.

10. UM RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM SEU FECHAMENTO DEVE CONTEMPLAR, FRENTE ÀS POTENCIALIDADES/FRAGILIDADES, UM PLANO DE:


  • metas e ações.
  • apoio aos alunos.
  • contratação de pessoal.
  • ampliação econômica.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR!

 1.Antonio Carlos Gil estabelece três momentos para o planejamento. Sabendo disso, assinale a alternativa que "não representa" um desses momentos.




  • Momento da execução. (CORRETA)
  • Momento da preparação.
  • Momento do acompanhamento.
  • Momento do aprimoramento.

2. Segundo José Libâneo, as tarefas de elaboração pessoal são




  • exercícios nos quais os alunos produzem respostas surgidas do seu próprio pensamento. (CORRETA)
  • basicamente a coleta de dados e observações sobre o tema a ser desenvolvido no trabalho do aluno.
  • exercícios de aprofundamento e aplicação dos temas já tratados, estudo dirigido, solução de problemas, pesquisa com base num tema novo.
  • aquelas em que os alunos escrevem o que pensam sobre o assunto que será tratado, fazem uma redação sobre o tema.

3. Assinale a alternativa correta.




  • A ideia da educação para todos foi implantada já na Grécia Antiga.
  • A educação era uma atividade de inclusão na Grécia Antiga.
  • Na Grécia Antiga, a educação era privilégio dos homens livres. (CORRETA)
  • A principal característica da educação na Grécia Antiga era a universalidade.

4. É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário,





  • a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.



  • Planejamento escolar.
  • Planejamento educacional.
  • Planejamento curricular.
  • Planejamento didático. (CORRETA)

5. É O ESPAÇO PRIVILEGIADO, UM LOCUS POR ONDE TRANSITAM DIFERENTES CONCEPÇÕES E HISTÓRIAS DE ENSINAR E APRENDER,





  • constituindo um território demarcado pelos conflitos, encontros e possibilidades de construir ou destruir a capacidade humana. Trata-se de:



  • gestão pedagógica da sala de aula.
  • sala de aula universitária. (CORRETA)
  • inovação na educação.
  • relação professor–aluno.

6. A história da Didática está ligada ao aparecimento do ensino no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências.





  • Assim, o conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas da educação. Seguindo os princípios da tendência progressista, a Didática pode ser identificada como



  • estudo dos princípios, das normas e das técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno.
  • disciplina pedagógica que estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais.
  • mediação entre o fazer pedagógico e o contexto sociopolítico e cultural. (CORRETA)
  • campo de pesquisa com vistas a estudar o processo de ensino e de aprendizagem.

7. Documento, sempre provisório,





  • que afirma publicamente aquilo em que acredita uma determinada comunidade acadêmica educativa e que busca fundamentar uma prática pedagógica concreta, elaborado num processo participativo de construção de significados, no esforço de definir e configurar uma nova identidade à instituição.



  • Projeto Político Pedagógico. (CORRETA)
  • Gestão de Educação Superior.
  • Políticas Públicas.
  • Reforma Curricular.

8. Assinale a alternativa correta.




  • No período imperial, o bacharel era a marca do poder político, pois representava uma figura central no aparato do Estado, sendo um intermediário entre os interesses públicos e os interesses privados. (CORRETA)
  • Os bacharéis que se dirigiram para o serviço público foram escolhidos tanto entre a elite como entre pessoas das classes populares.
  • Para a formação de burocratas para o serviço público, abriram-se escolas de direito que acolheram pessoas das classes populares.
  • A proximidade com o porto de Santos, Minas e o Sul do Brasil foram fatores preponderantes para a escolha do Recife para sediar uma escola de Direito, à época do Império.

9. Assinale a alternativa correta.




  • Com o plano de disciplina o professor estabelece as atividades e serem desenvolvidas no período letivo. (CORRETA)
  • Não é necessário, no plano de disciplina, distinguir entre objetivos gerais e objetivos específicos.
  • O plano de disciplina é um documento oficial de responsabilidade do diretor da instituição de ensino.
  • O plano de disciplina é redigido ao final do período letivo, verificando que objetivos foram alcançados.

10. Sobre a técnica das simulações, é correto afirmar que




  • é afastada da vida em sociedade, ligando-se apenas à vida.
  • por meio dela os alunos assumem papéis existentes na sociedade e comportam-se de acordo com eles. (CORRETA)
  • é absolutamente à vida em sociedade e a vida prática, sendo apenas uma simulação.
  • no processo de incidente a turma é dividida em dois grandes grupos e cada um deles apresenta um determinado caso para que o outro analise e busque uma solução.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

PROVA PROJETOS INTERDISCIPLINARES

1. Possuem objetivos pedagógicos limitados e incluem manuseio de equipamentos e materiais especializados como os brinquedos educativos. Brincadeiras manipulativas podem proporcionar experiências práticas para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e experiências sensório-motoras:

  • brincadeiras com blocos.

  • brincadeiras motoras.

  • brincadeiras tradicionais infantis.

  • brincadeiras manipulativas. (CORRETA)

2. A etapa do projeto em que as crianças perguntam, questionam, partilham os saberes que já possuem sobre o assunto a investigar, refere-se à

  • fase 1 de introdução do projeto. (CORRETA)

  • fase 3 de consolidação do projeto.

  • fase de investigação do projeto.

  •  fase 2 de desenvolvimento das atividades de pesquisa do projeto.

3. Qual teórico tinha convicção de que nos primeiros anos da vida do homem residia a chave para o sucesso ou para o fracasso de seu desenvolvimento pleno;que comparava a criança a uma semente que, se bem adubada e exposta a condições favoráveis do meio ambiente, desabrochava numa árvore completa, madura, capaz de dar frutos saudáveis que perpetuarão sua espécie?

  •  Gullian Dalhberg.

  •  John Dewey.

  •  John Locke.

  • Frederick Froebel. (CORRETA)

4. O que são projetos institucionais interdisciplinares?

  • São a expressão de um planejamento coletivo para o desdobramento dos objetivos da proposta pedagógica, ou seja, são formas de colocar em prática as intenções expressas na proposta pedagógica. (CORRETA)

  • São a parte normativa do conjunto de saberes que precisamos adquirir e manter se quisermos desenvolver uma boa educação, é mais ou menos consensual entre os autores que discutem a temática da educação.

  • São aqueles que devem guiar, sob argumentos teóricos, as formas como a escola e os seus sujeitos se relacionam e o que pensam sobre a criança e sua infância, a família, o ensinar e o aprender: seus objetivos e práticas.

  • Se concentram no estudo aprofundado de tópicos de interesse da criança.

5. Sua construção é coletiva e envolve adultos e crianças, com suas expressões desenhadas e escritas narrando essas experiências:

  •  álbum de fotografias.

  •  coleção de espécimes coletados nas visitas de estudos.

  • cadernos de atividades.

  •  livro da vida. (CORRETA)

6. Requer uma ação crítica que conviva com as incertezas, contradições e ambiguidades, que reflita a realidade de tal modo que contribua para a formação de cidadãos capazes de conviverem e modificarem seu entorno social, cultural e natural.(pular_linha)É a superação da linearidade e a fragmentação do ensino. A afirmativa acima refere-se à(às)

  •  metodologias ativas para o ensino-aprendizagem.

  •  integração de atividades de aprendizagem.

  •  globalização dos conteúdos

  • interdisciplinaridade. (CORRETA)

7. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?

  • Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.

  •  Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.

  • Concepção romântica de criança e de infância.

  •  Concepção científica de criança e de infância. (CORRETA)

8. Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?

  • Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade. (CORRETA) 

  •  

  • Porque os professores realizam registro audiovisual das etapas do projeto, incluindo todas as etapas do processo, não apenas o produto final. Coleta-se essas produções; os professores selecionam junto com as crianças os materiais a serem documentados em portfólios que irão mostrar o desenvolvimento do projeto. A documentação sistemática permite que cada professor se torne um produtor de pesquisa, alguém que gera novas ideias sobre currículo e aprendizagem. 

  • Porque o professor capta ideias e interesses dos alunos para serem usados nos projetos interdisciplinares ? usando técnicas de observação e registro o professor interpreta as manifestações das crianças. Quanto mais e melhor os professores conhecerem seus alunos mais facilmente poderão captar seus interesses, fontes de temas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

  • Porque os professores comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc. Motivam desse modo a proximidade da relação entre pais e filhos e entre escola e família e dessas instâncias com sua comunidade e sua realidade social.

9. O que significa avaliar os grupos de crianças envolvidos no projeto?

  • Trata-se da dimensão emancipatória da prática de projetos interdisciplinares e da prática de processos avaliativos inerente aos projetos, dotando os grupos de crianças de capacidade crítico-criativa e de auto-organização pelo exercício da participação em todos os níveis. Os grupos opinam em assembleia sobre seu próprio desempenho nos aspectos que envolvem a realização do projeto.

  •  Os professores são chamados a participar ativamente de um processo de reflexão sobre as próprias práticas, sobre os próprios métodos utilizados na análise, sobre os procedimentos e sobre os dados que adquirem significado apenas dentro de um processo de negociação que deve validar o instrumento usado na observação.

  •  Envolve a observação do dia a dia educativo que ainda pode incluir observadores externos munidos de instrumentos de pesquisa com base em determinadas categorias ou modalidades previamente levantadas, que registram a sucessão dos eventos sociais vivenciados pela turma na realização do projeto.

  • Análise e conscientização do seu próprio trabalho docente no dia a dia educativo que envolve situações ligadas aos projetos interdisciplinares os professores são convidados a interpretar os dados da avaliação e construir coletivamente textos que expressem essa interpretação.

10. O que é portfólio?

  • É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.

  •  É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.

  •  É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.

  • É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.